No relato de João, vemos que havia um só barco na praia. Os discípulos foram nele. Jesus ficou para trás. E cadê Jesus? Não está em nenhuma parte! É preciso encontrar Jesus.
Finalmente o encontram. Que alívio! Mas, Mestre, quando chegaste aqui? (6.25.) A resposta de Jesus segue em João 6.26-29. Na verdade, ele não responde à pergunta das pessoas, mas diz por que estão procurando por ele. Querem mais pão.
No Evangelho de João a multidão reconhece o milagre e quer que esse milagreiro do pão fique com eles. Mas quem procura por Jesus, quando O encontra, também é desafiado por Ele. E Jesus desafia a multidão que saiu à sua procura. Jesus abre o caminho para uma nova relação direta com Deus: o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem dá, porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo (6.32-33).
Jesus aponta para uma nova maneira de relacionamento social: o servir. E isso segue válido para nós em nosso tempo. Jesus nos mostra que o único e verdadeiro poder da Igreja é o poder de servir, ajudar (6.35). É Deus que nos serve de vida, de perdão, amor, graça e por isso, também devemos servir.
É servindo que a comunidade se alimenta de pão futuro e esse pão futuro deve ser a nossa súplica comunitária: Senhor, dá-nos sempre desse pão (6.34). Afinal, é Ele que nos dá estações favoráveis de sol e chuva. É Ele quem nos garante as forças com as quais podemos trabalhar e enfrentar os desafios da vida. É Ele quem, misteriosamente, faz crescer a semente. Cadê Jesus? Está aqui, conosco!
Odete Liber
Nenhum comentário:
Postar um comentário