Por: Nathalia Cardoso (nathaliacardoso@testemunhodefe.com.br) - Arquidiocese do Rio de Janeiro (ICAR)
O último dos bispos a visitar a Arquidiocese do Rio para palestrar sobre “Grandes cidades: desafios para a unidade e a paz” foi o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch. Entre outras atividades realizadas durante a visita, Dom Koch visitou a Catedral Anglicana do Rio de Janeiro, na tarde do dia 4 de setembro, onde falou sobre a importância da unidade como um passo importante para se alcançar a paz.
“É muito importante ser unidos neste momento, a fim de enfrentar os grandes problemas que encontramos nas grandes cidades. O começo da unidade consiste em resolver os problemas contingentes. É um grande desafio que temos nesta sociedade, e os cristãos não podem dar uma resposta com uma voz fraca, porque a voz dos cristãos é sempre mais baixa na sociedade moderna. Importante é reencontrar uma voz comum, e isso pode ser feito através do diálogo entre os cristãos”, incentivou o cardeal, segundo o qual a unidade é o fundamento do ecumenismo, ideia que está de acordo com a Declaração “Nostra Aetate”, aprovada pelo Concílio Vaticano II, na qual consta que a oração pela unidade é a alma e o início do movimento ecumênico.
Cristãos unidos
A celebração ecumênica contou com a presença de representantes das Igrejas Luterana, Presbiteriana, além da Católica e da Anglicana. Segundo o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, o momento foi “uma oportunidade para que tanto as antigas igrejas cristãs como as novas pudessem assumir a responsabilidade de levar paz a todos na cidade do Rio de Janeiro”.
“Estamos tendo um momento de oração entre os cristãos que aceitam o ecumenismo em nossa arquidiocese. Todos os cristãos foram convidados para estarem aqui na Catedral Anglicana do Rio de Janeiro para rezarmos juntos pela paz, pela fraternidade; e o Cardeal Koch, com sua responsabilidade mundial, também compartilha desse momento”, explicou Dom Orani.
O coral do Seminário Arquidiocesano de São José foi quem fez a animação da celebração, enquanto o direcionamento foi dobispo da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, Dom Filadelfo Oliveira Neto.
“O diálogo inter-religioso é um sinal de que a aproximação dos diversos ramos do cristianismo é possível. Nós, do Rio de Janeiro, já desenvolvemos um diálogo bastante grande entre as igrejas cristãs, particularmente as históricas. Quando soubemos da intenção dessa celebração em nossa catedral na Tijuca, ficamos muito felizes, porque é uma prova de que o diálogo está se ampliando, e nós podemos celebrar juntos”, destacou Dom Filadelfo.
Grandes cidades e unidade
Para o coordenador da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, padre Fábio Luiz de Souza, o projeto "Grandes cidades" faz com que os cristãos saiam da zona de conforto e, obrigatoriamente, se encontrem com outras pessoas e comunidades.
“Uma das características das grandes cidades é que não temos um pensamento unânime: cada um pensa de um jeito, cada um acredita e tem fé de um jeito único. Portanto, invariavelmente, encontraremos pessoas que acreditam em algo diferente de nós. Logo, se queremos promover a paz, é muito importante buscarmos aquilo que nos une, para que possamos fazer um trabalho direcionado à paz. Primeiro, entre as denominações religiosas, e depois essas denominações dando o testemunho de paz para todos os povos da cidade”, frisou.
Ao final da celebração, os representantes religiosos presentes foram convidados a falarem em nome de suas religiões, e o Cardeal Koch proferiu algumas palavras em italiano, com tradução simultânea.
Fonte: http://arqrio.com/noticias/detalhes/3566/cardeal-koch-visita-catedral-anglicana-no-rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário